sábado, 12 de maio de 2012

TEXTO FINAL - REFLEXÃO

Encontrei interessante o curso, gostei das atividades propostas, principalmente a elaboração de textos de diferentes gêneros, com o tema do assassinato em comum. A elaboração dos textos ' a várias mãos' possibilitou diversas nuances, todas interessantes. A interação com os colegas de curso foi válida, a construção do blog interessante para quem não tinha esta experiência e os textos disponibilizados para a reflexão sobre o que é leitura e como trabalhá-la na prática pedagógica foram muito interessantes e válidos para o meu trabalho, com toda a certeza, porque foram textos atrelados à atividades de reflexão. Além do mais,nos fóruns, as socializações e debates de ideias foram interessantes e construtivas. Enfim, o curso foi tudo de bom, gostei muito de cursá-lo e espero ter a chance de participar de outros tantos mais.

2 comentários:

  1. Relato Reflexivo:

    Não foi fácil, não! Mas ufa! Cheguei ao final!
    Algumas pedras no caminho, mas consegui trilhar mais esse percurso.
    Aprender a operar o ambiente AVA foi meu primeiro grande obstáculo. Conhecer a plataforma aprender a discutir no fórum e interagir com meus colegas de turma.
    Fiquei muito reflexivo e preocupado, quando ao me deparar com a leitura e a escrita na plataforma virtual AVA-EFAP – minha apresentação pessoal, a construção do meu perfil, a produção da escrita para o fórum café, a leitura dos textos e a postagem das atividades na tela do computador – pude perceber o quanto eu era alfabetizado, mas inserido nesse novo contexto, ainda não letrado.
    Ao ler o texto: “Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português”, passei a refletir ainda mais sobre o meu papel como educador. Como formador de discentes leitores e escritores autônomos em um contexto digital, em um mundo altamente tecnológico e virtual, onde múltiplas mídias se interagem e inter-relacionam formando uma verdadeira teia ou rede.
    Na disciplina de Geografia assim como nas demais disciplinas do Currículo do Estado de São Paulo, esse contexto não se apresenta de maneira díspar. As competências leitora e a escritora são de fundamental importância para a leitura e produção de textos, para a compreensão e leitura de mapas, para a análise de tabelas e gráficos, bem como, para o entendimento daquilo que está escrito em um texto de divulgação científica.
    Meu segundo grande desafio foi no módulo dois do curso. Entrar em sites que hospedavam blogs não foi assim tão difícil. Mas construir um blog foi algo um tanto quanto complexo para mim. E creio que para a maioria dos meus colegas de grupo. Acho que pouco pude contribuir durante essa etapa do curso.
    O módulo três, foi para mim o mais frustrante. Com as demandas de meu trabalho de Professor Coordenador Pedagógico da Diretoria de Ensino da Região de Andradina minhas atividades desse módulo ficaram sem serem concluídas. Isso me deixou muito frustrado e preocupado uma vez que não gosto de realizar uma atividade e não conseguir concluí-la.
    Mas no módulo quatro consegui retomar minha caminhada e concluir as atividades. Gostei muito de realizar a leitura do texto, “Letramento e capacidades de leitura para a cidadania”, com o qual pude compreender a conceituação do que é um texto e a necessidade da aquisição das diferentes capacidades para o leitor poder se tornar um leitor autônomo.

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  2. João Marcos13 de maio de 2012 16:41
    Relato Reflexivo:

    Não foi fácil, não! Mas ufa! Cheguei ao final!
    Algumas pedras no caminho, mas consegui trilhar mais esse percurso.
    Aprender a operar o ambiente AVA foi meu primeiro grande obstáculo. Conhecer a plataforma aprender a discutir no fórum e interagir com meus colegas de turma.
    Fiquei muito reflexivo e preocupado, quando ao me deparar com a leitura e a escrita na plataforma virtual AVA-EFAP – minha apresentação pessoal, a construção do meu perfil, a produção da escrita para o fórum café, a leitura dos textos e a postagem das atividades na tela do computador – pude perceber o quanto eu era alfabetizado, mas inserido nesse novo contexto, ainda não letrado.
    Ao ler o texto: “Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português”, passei a refletir ainda mais sobre o meu papel como educador. Como formador de discentes leitores e escritores autônomos em um contexto digital, em um mundo altamente tecnológico e virtual, onde múltiplas mídias se interagem e inter-relacionam formando uma verdadeira teia ou rede.
    Na disciplina de Geografia assim como nas demais disciplinas do Currículo do Estado de São Paulo, esse contexto não se apresenta de maneira díspar. As competências leitora e a escritora são de fundamental importância para a leitura e produção de textos, para a compreensão e leitura de mapas, para a análise de tabelas e gráficos, bem como, para o entendimento daquilo que está escrito em um texto de divulgação científica.
    Meu segundo grande desafio foi no módulo dois do curso. Entrar em sites que hospedavam blogs não foi assim tão difícil. Mas construir um blog foi algo um tanto quanto complexo para mim. E creio que para a maioria dos meus colegas de grupo. Acho que pouco pude contribuir durante essa etapa do curso.
    O módulo três, foi para mim o mais frustrante. Com as demandas de meu trabalho de Professor Coordenador Pedagógico da Diretoria de Ensino da Região de Andradina minhas atividades desse módulo ficaram sem serem concluídas. Isso me deixou muito frustrado e preocupado uma vez que não gosto de realizar uma atividade e não conseguir concluí-la.
    Mas no módulo quatro consegui retomar minha caminhada e concluir as atividades. Gostei muito de realizar a leitura do texto, “Letramento e capacidades de leitura para a cidadania”, com o qual pude compreender a conceituação do que é um texto e a necessidade da aquisição das diferentes capacidades para o leitor poder se tornar um leitor autônomo.

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